A Importância da Terraplanagem para a Construção

Para se realizar uma construção em uma determinada área é necessário várias etapas para que a obra tenha êxito na finalização do projeto. Por isso, um dos principais processo é a terraplanagem, que é essencial na preparação do terreno para que possa receber construções de prédios e casas.

Além disso, para que a obra tenha um ótimo desempenho, é sempre bom contar com uma empresa de engenharia especializada na área para que não haja erro na execução da obra.

E para que você possa entender melhor o porquê da importância da terraplanagem, vamos esclarecer o que é e porque é tão importante que seja feito de maneira adequada para as construções.

O que é Terraplanagem

A Terraplanagem nada mais é que que o processo de nivelamento do terreno para que possa ser aplicada qualquer tipo de construção. Com ela, é retirado a terra de um local que a em excesso e transferido para a área que há menos, além de retirar qualquer tipo de entulho e vegetação que venham a obstruir o andamento da obra.

Para isso, o engenheiro irá fazer um estudo completo do terreno para que possa decidir que tipo de solo é e o quão resistente, além de definir como será feito o processo de terraplanagem e se será preciso ser construído um muro de arrimo ou de sustentação para o auxílio, e designar quais tipos de máquinas serão usadas durante a execução da obra para poder antecipar a locação de equipamentos necessários.

A Importância da Terraplanagem

Além de ser a base da maioria das obras, ela é muito importante para evitar futuros problemas, como rachaduras nas paredes de seu apartamento ou casa, o que pode resultar em desastres na construção, pois um terreno com desníveis e mau trabalhado pode acarretar em deslizamentos de terra e erosões no solo, trazendo bastante complicações ao proprietário do local e também para os moradores.

Por isso, é importante contratar uma empresa de construção responsável e experiente que siga as normas prescritas pelos órgãos responsáveis.

Conteúdo relacionado:

Deixe uma resposta